23

Abr

Trabalhar como data scientist: tarefas, salário, oportunidades e vagas

É comum que o cientista de dados se utilize tanto da estatística quanto de técnicas de machine learning, buscando sempre descobrir relacionamentos ocultos e identificar tendências e fatores chaves em meio aos dados. Isso porque cientistas de dados têm um papel fundamental em alimentar com inteligência e informações as mais diversas áreas da empresa. Muito mais do que uma área técnica, essa é uma carreira estratégica e de alto impacto nas organizações. Dessa forma, a pessoa que atua como analista de dados precisa ter uma visão ampla de todo o ciclo. Mesmo que não precise ter habilidades avançadas de programação ou estatística, quem é analista de dados precisa saber o básico dessas áreas para poder alavancar bastante seu desempenho. Geralmente, é feito via Python ou R, porém existem profissionais que preferem utilizar SQL e alguma ferramenta de visualização (como excel), caso o conjunto de dados não seja muito grande.

Eles usam ferramentas de visualização para traduzir suas descobertas complexas em gráficos e gráficos claros, comunicando insights valiosos para stakeholders não técnicos, facilitando a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados. A profissão de cientista de dados tem ganhado um destaque https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ incrível em Portugal, tornando-se um dos campos mais promissores em termos de oportunidades de mercado. Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização das empresas, a demanda por profissionais capazes de gerir e interpretar grandes volumes de dados tem aumentado substancialmente.

Cursos de Negócios

O cientista de dados é responsável pela tradução das informações em relatórios que auxiliam gestores na tomada de decisões. Os cientistas de dados estão entre os profissionais mais cobiçados no mercado de trabalho atual, principalmente pela importância crescente que os dados têm em um mundo cada vez mais digitalizado. No entanto, como em muitas profissões emergentes e dinâmicas, existem vários desafios que estes profissionais enfrentam, especialmente em Portugal, onde o setor de tecnologia está em plena expansão. A princípio há muitos dados disponíveis, o que acaba gerando as mais diversas possibilidades de respostas, já que nem sempre as correlações são óbvias. Para isso, o(a) cientista de dados precisa entender as necessidades da empresa para transformar uma grande quantidade de dados em insights alinhados ao negócio. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a ter um pouco mais de clareza das diferenças entre analistas de dados e cientistas de dados.

Eles também precisam ter alguma familiaridade com modelagem de dados, qualidade de dados e princípios e práticas de governança de dados. No entanto, os analistas de dados precisam ter mais habilidades em análise de dados, estatística e visualização, enquanto os engenheiros de dados precisam ter mais habilidades em engenharia de dados, programação e computação em nuvem. Quando uma empresa quer determinar uma linha de ação, confia em analistas de dados para fornecerem provas de dados para os ajudar a tomar uma decisão. Como data analyst, tens de usar algoritmos complexos, métodos estatísticos e tecnologia de aprendizagem de máquinas para organizares e avaliares os dados. Por vezes, é necessária proficiência na visualização de dados e linguagens de programação de bases de dados para te ajudar na gestão de fontes de dados e bases de dados.

Engenhariade Dados

Portanto, investir em formação e aprimorar habilidades é fundamental para se destacar nesse campo. Ser um cientista de dados significa possuir habilidades avançadas de programação, essenciais para aplicar conhecimentos na resolução de problemas reais. O domínio de ferramentas e técnicas de programação é fundamental para escrever e manipular código, utilizar softwares especializados e aplicar modelos analíticos. A colaboração Estratégias de empresas: como a ciência de dados determina o planejamento corporativo entre cientistas de dados e engenheiros de dados não é apenas benéfica; é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de análise de dados. Esses dois profissionais trazem habilidades complementares para a mesa, criando um ambiente propício para inovação e eficiência. A habilidade de não apenas analisar dados mas também de apresentá-los de forma compreensível é outra característica crucial do Cientista de Dados.

analista de dados ou cientista de dados

Compartir con amigos

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

La moderación de comentarios está activada. Su comentario podría tardar cierto tiempo en aparecer.

TE PUEDE INTERESAR TAMBIÉN